GODSPEED BRITAIN

No Próximo dia 31 de Janeiro de 2020, às 23h GMT, depois de anos de negociações o Reino Unido vai deixar de fazer parte da União Europeia, por sua escolha e opção.
Para a Europa é como se um do seus irmãos deixasse a casa de família, daí que a maioria dos restantes estados lamentem a sua saída da UE, também é preciso ter em conta que sendo um “irmão rico” (a sexta maior economia mundial) e que era um dos maiores contribuintes financeiros e de defesa europeia, a UE se sinta menos forte internacionalmente.
Dramas à parte, a vida continua, a GB há-de sempre ser a grande nação que a tornou um baluarte do humanismo, democracia e expoente da civilização ocidental.
E por seu lado também a UE seguirá o seu rumo de progresso, qualidade de vida e principalmente de Paz. Como nunca alcançados nos seus 65 anos de existência.
Muito pode e vai ser dito e escrito sobre o Brexit, causas e consequências, mas sejamos objectivos, quase metade (em 2016) da população britânica queria manter-se na UE, a Escócia procura um modo de não sair mesmo que isso implique deixar o Reino Unido tornando-se independente. Não vai ser fácil, principalmente para o governo Britânico, alterar o Status Quo dos ultimos 47 anos, mesmo não fazendo parte do Euro e do Espaço Shengen, escudando-se numa hipotética aliança anglo-americana ou numa organização como a Commonwealth cujos objectivos apesar de nobres produzem resultados tímidos.
Após esta pequena introdução sobre esta questão, muitos mais factos poderiam ser abordados, na economia, no mundo financeiro, na circulação de mercadorias, etc. etc.
Mas preferimos focarmo-nos no que para nós é mais importante: Nas pessoas.
Nas negociações realizadas entre as partes ficou estabelecido que o tratamento dos cidadãos actualmente a residir nos diversos países europeus ficaria inalterado e reciproco. As últimas estatísticas referem existem 300 mil Portugueses a residir no Reino Unido e 28 mil Britânicos em Portugal.
E o futuro?
A partir da próxima segunda feira irão começar as negociações nas diferentes áreas entre as partes, que à partida serão complexas e demoradas, pois o Sr. Barnier, alto representante da UE, já declarou que a UE não iria cometer o mesmo erro que fez com a Suíça, que até á data tem mais de 160 acordos comerciais o que se tem revelado um verdadeiro puzzle jurídico.
Perante estas e outras indefinições, o que devem fazer os cidadãos britânicos que querem fazer parte do projecto europeu? Estudos indicam que no referendo de 2016, foram os Jovens e a população urbana que votou contra o Brexit, e que ambicionam um dia poder viver, estudar e trabalhar na Europa.
Quais as opções a seguir para concretizar esta ambição? Simples, países como Portugal têm programas que permitem as mais diversas actividades profissionais e com direito de residência.
Portugal além dos programas Europeus mais vantajosos de Golden Visa e para High-net-worth individual (HNWI), oferece ainda varias opções de autorização de residência para actividades de investigação ou altamente qualificadas.
Em resumo, a decisão de melhorar a nossa vida e dos nossos para um país mais seguro, com mais sol ou qualquer que seja o motivo que nos faça felizes, não faz sentido deixar que essas decisões sejam geridas por macro –políticas entre Países e Organizações.
Então qual a melhor maneira de o fazer?
É sensato ter alguns conselhos da parte de especialistas locais que se preocupem com os interesses do Cliente sem estarem comprometidos com a oferta disponível de qualquer imobiliária ou cobrando honorários acima do custo necessário para a boa execução dos objectivos do Cliente.
E é exatamente o que a GETiN Relocation Services oferece: Aconselhamento Profissional! Ajudamos nos assuntos essenciais como no enquadramento e Visita de Orientação da Zona, um estudo imparcial na Procura de Casa, assessoria através do parceiro legal indicado na obtenção de Visa & Serviços de Imigração, aconselhamento financeiro prático, e Assistência na Instalação na sua nova residência.
Se o seu objectivo é evitar burocracias e complicações desnecessárias, podemos ajudar com alternativas através dos parceiros com os quais trabalhamos: consultores, imobiliárias, escritórios de advocacia etc.
Somos capazes de fornecer o tipo de serviços necessário e temos diferentes serviços a serem adaptados às necessidades e exigências específicas de cada cliente.
Estamos empenhados em fornecer aos nossos clientes um serviço personalizado, reconhecido pela sua integridade, transparência e independência. Oferecemos soluções de confiança.
Esta Newsletter cumpre os requisitos de processamento da protecção de dados e privacidade do sector de comunicações electrónicas, de acordo com a Directiva 2002/58/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 12 de Julho de 2002
Contactos :
GETiNPORTUGAL®- Relocation Services, Av. Sidónio Pais, 26-R/C Esq. Lisboa Portugal